Quem somos

SIRVARIG

Missão

O Sindicato Rural foi criado com a finalidade de defender os interesses do produtor rural contra o governo, contra o mercado internacional, contra as manipulações de preço de compra e venda de gado das grandes empresas, promover exposições de gado, de mercadorias, alimentos e prestar serviços aos associados, buscando trazer ao associado o que  ele necessita em sua propriedade rural dentro dos cunhos jurídico e administrativos, tais como gestão de empregados, emissão de folhas de pagamento, emissão de encargos sociais e trabalhistas, assistência jurídica, preservação de documentos para fins previdenciários.

Sindicato Rural

História

Fundado na década de 1930 visando, ainda nomeado como "União dos Fazendeiros e Invernistas do Oeste de São Paulo", tendo sua primeira ata aos 31 de Maio de 1931 em Barretos, estado de São Paulo, trazendo como um dos seus principais objetivos "congregar maior número possível de fazendeiros, invernistas e criadores de gado vacum para ação em conjunto, assim também para promoverem a regularização de negócios de gado e defesa da pecuária e de todos os interesses da classe. Um pouco mais tarde em assembleia extraordinária aos 24 de Fevereiro de 1935 às 14:00, à Rua 18 nº 64, o Sr. Iris Memberg expõe a proposta da diretoria que "a fim de integrar dentro de suas finalidades, no grupo de lavoura e pecuária", seriam reformados os artigos 1º e 3º que ficariam:

Art. 1º - Sindicato dos Invernistas e Criadores de Gado em Barretos, fundado em 26/08/1934, é associação de classe com sede e foro na cidade de Barretos, Estado de São Paulo, composto de número ilimitado de sócios, a partir de 10 (dez) organizado na conformidade do decreto federal nº 24698 de 12 de Junho de 1934.

Art. 3º - Poderão se associar ao sindicato todas as pessoas de ambos os sexos, maiores de 18 anos, que exerça a profissão de invernista, boiadeiro ou criador de gado e comprove o exercício da profissão.

Neste momento a Associação visava se transformar em Sindicato. Tornar-se Sindicato à aquele ponto significava ter atuação política, inclusive com poder de indicação de candidato a representante classista na Assembleia Paulista. (Em 9 de julho de 1935, foi promulgada a Constituição Estadual. Em 11 de agosto de 1935 ocorreram as eleições da diretoria. Os votos eram secretos, neste mesmo dia em Assembleia Geral Extraordinária do Sindicato dos Invernistas e Comerciantes de Gado de Barretos foram eleitas delegados para concorrerem à eleição dos representantes profissionais ao congresso do estado de São Paulo, sendo proclamado o Sr. Iris Meinberg Delegado do Sindicato.

Em 1936, o sindicato ainda não era reconhecido como Sindicato oficialmente e ainda classificado como Comércio e Transporte e não como Lavoura e Pecuária.

Somente em Agosto de 1963, após transformação da entidade em municipal, o Sr. Josaphat Marcondes faz uma explanação sobre a necessidade na Assembleia (realizada em 31/08/1963) de deliberar sobre a sindicalização desta entidade. Nos debates a denominação do agora Sindicato, o Dr. Carlos Meimberg solicitou que se mantivesse a denominação "Vale do Rio Grande", sugerido pelo Dr. Amaury Bernardes "Sindicato Rural do Vale do Rio Grande" que foi colocado em votação, escolhido e assim é mantido até os dias de hoje. Mas o reconhecimento legal da entidade como Sindicato veio somente no ano de 1966, quando foi legalmente reconhecido através da Carta Sindical, que permanece até os dias de hoje.

Junte-se a um grupo forte de produtores rurais

92%

de produtores rurais satisfeitos