
Pesquisador aborda uso de drones na avaliação de resultados de fertilizantes
20 de fevereiro de 2025
Governo Federal vai editar MP do Plano Safra
22 de fevereiro de 2025A determinação passa a valer a partir deste dia 21 de fevereiro
O Tesouro Nacional anunciou na quinta (20) a suspensão de novas contratações de financiamentos rurais com equalização de taxas de juros no âmbito do Plano Safra 2024/2025 , com efeito a partir de 21 de fevereiro de 2025. Segundo o Governo Federal, os motivos da suspensão é o esgotamento do orçamento federal destinado à equalização das taxas de juros devido ao aumento da demanda e à alta dos índices econômicos, revisão das estimativas de gastos , feita pelo Ministério da Fazenda, indicou um aumento expressivo nas despesas previstas para 2025 com essa subvenção econômica e a falta de aprovação da Lei Orçamentária Anual (PLOA 2025) pelo Congresso Nacional, os recursos necessários para manter as operações não estão garantidos.
Com a medida, todas as novas contratações de financiamentos rurais subvencionados pelo Tesouro Nacional no Plano Safra 2024/2025, ficando permitido apenas as contratações de Custeio Pronaf continuarão sendo realizadas normalmente, conforme o parágrafo 6º do Art. 2º da Portaria MF nº 1.138/2024.
Com a decisão, poderão afetar o acesso ao crédito rural e comprometer o planejamento financeiro dos produtores, enquanto que as instituições financeiras foram formalmente comunicadas e já adotam medidas para ajustar o uso dos recursos disponíveis.
Com relação a retomada das operações depende da recomposição orçamentária, que será votada no Congresso Nacional. Enquanto isso, a ausência de recurso ou mesmo seu retardo na liberação poderá comprometer o plantio de certas lavouras, trazendo prejuízos não só ao setor agrícola, mas também impactando o setor industrial, em especial a cadeia de suprimentos das agroindústrias.
Fonte: Ofício Circular SEI nº 282/2025/MF – Secretaria do Tesouro Nacional (20/02/2025).