FAESP divulga primeiro levantamento para a safra paulista de grãos 2023/2024
18 de outubro de 2023Produção rural paulista é o protagonista do estande, em parceria com o Sindicato Rural de São Paulo, que recebeu visitantes de todo o Estado
Os visitantes da Feira do Empreendedor puderam conhecer a força empreendedora do produtor rural paulista no estande do Sistema FAESP/SENAR-SP e Sindicato Rural de São Paulo no primeiro dia da Feira do Empreendedor 2023 – promovida pelo SEBRAE, o evento vai até quinta-feira, dia 19.
Mais do que um espaço de exposição, o estande proporcionou troca de informações, aprendizados, e o reconhecimento para o setor que é de vital importância para a economia do estado de São Paulo e do País.
Para Tirso Meirelles, vice-presidente da FAESP, o agro e a Feira do Empreendedor estão muito relacionados. “O produtor rural vem se especializando cada vez mais, porque o setor exige isso dele, então hoje esse produtor tem de ser também um empreendedor com visão de futuro. A FAESP, em ações conjuntas com o SENAR-SP e os sindicatos rurais, trata justamente disso, de dar o suporte para o produtor enfrentar os desafios do presente e se preparar para o futuro”, destacou.
Como demonstração da diversidade da produção paulista, o estande apresenta produtores de diversos locais do Estado, que estão mostrando seus produtos e comercializando aos visitantes. São hortaliças, flores, café, mel, doces caseiros, cachaça, óleos essenciais, produtos à base de leite de ovelha (como queijo) e lã de ovelha, artesanato, dentre outros.
Yuichi Ide, presidente do Sindicato Rural de São Paulo, comentou sobre as ações em conjunto com a FAESP e o SENAR-SP tanto no dia a dia do produtor rural como no espaço da feira. “É bom somar atividades. A FAESP/SENAR-SP faz um importante trabalho junto a todos os sindicatos rurais e com o modelo de participação no estande na feira este ano, os produtores são ainda mais fortalecidos. Com isso, o sindicato também ganha projeção e passa a ser mais visto e reconhecido por todos”, destacou.
Leidi Helena Silva Prado, produtora rural de Pederneiras e proprietária da Lady Doces Caseiros, é uma das produtoras que estão participando do estande. Com a morte repentina do pai, ela se mudou há nove anos para a zona rural, para assumir o sítio da família. Para aproveitar a pequena produção, passou a fazer doces de forma artesanal. “Oferecemos a muitas pessoas e elas gostavam dos produtos. Mas como começamos ‘do zero’, não sabíamos fazer o envase e o manejo correto para aumentar a produção. Uma amiga me apresentou o SENAR-SP e conhecemos os cursos. Participei do curso de Processamento Caseiro de Frutas pelo Sindicato Rural de Aguaí. Foi amor à primeira vista, porque aprendi a fazer os processos de modo diferente e passei a adaptar as minhas receitas. Depois fiz vários outros cursos, relacionados a Processamento de Leite, Panificação, Turismo Rural e outros temas que aplicamos em nossa produção. Foi um divisor de águas, a partir do momento que conseguimos nos conectar e aprender. Abriu os horizontes e foi assim que nos tornamos empreendedores. Tenho uma gratidão muito grande pelo SENAR-SP”, disse com alegria.
Além da Lady Doces Caseiros, estiveram expondo no estande, ontem e hoje, os produtores Ichimura Mudas de Hortaliças, Chácara Semidu (flores, suculentas, cactos e comestíveis), Fibras do Brasil Artesanato, Cabanha Campestre (turismo rural, produtos feitos com leite de ovelha), Cooperativa Agropecuária de Caconde e Região (Coopac) e Orquidário Nagase (flores e orquideas).
Semeadoras do Agro
Um segundo estande relacionado à FAESP é o da Comissão Técnica Semeadoras do Agro, dedicada ao empreendedorismo feminino no setor da produção rural. Este ano as Semeadoras estão fortalecendo sua missão de valorizar as mulheres no agro, tornando-as mais visíveis à sociedade, com um estande que acolhe as produtoras e orienta sobre as ações da Comissão por todo o Estado de São Paulo.
“As produtoras rurais que visitarem nosso estande poderão se sentir em casa, para falar de suas experiências, de suas conquistas. Compartilhando os desafios com outras mulheres, será mais fácil enfrentá-los”, disse Juliana Farah, vice-presidente das Semeadoras do Agro.
No estande da Comissão, os visitantes podem realizar exames de glicemia e pressão, uma iniciativa em conjunto com o Projeto Semear é Cuidar, realizado em parceria com o Programa Promovendo a Saúde no Campo (PPSC) do SENAR-SP. O espaço recebeu ainda a visita do ministro do Empreendedorismo, Márcio França.
Visite nosso estande
Ainda é possível visitar a Feira do Empreendedor, que vai até o dia 19 (quinta-feira). As inscrições são gratuitas, pelo site https://feiradoempreendedor.sebraesp.com.br/
Fonte: FAESP/SENAR-SP