
Conab estima safra recorde de 328 milhões de toneladas de grãos
13 de março de 2025
Produtores da região serão procurados para aderir a plano de prevenção de incêndios na área rural
18 de março de 2025Na última quarta-feira (12), , o secretário de Agricultura de Barretos, Eng Agr Marcelo Jamal, acompanhado de sua equipe técnica, recebeu na Fazenda Municipal os representantes da Fundação Coopercitrus Credicitrus, o Consultor de Sustentabilidade da Coopercitrus Eng Agr Bóris Wiazowski e o Eng Agr Marcelo Bassi. Também participou do encontro o diretor técnico da CATI Regional Barretos, Eng Agr Rolando Salomão.
Durante a reunião, a Fundação Copercitrus apresentou os projetos que vêm executando em prol do meio ambiente e da sustentabilidade, com destaque para os programas “Cooper Nascentes” e “Cooper Semear”. Os representantes compartilharam números e resultados dessas iniciativas, que abrangem não apenas o estado de São Paulo, mas também Minas Gerais e Goiás. Além disso, foram destacadas as parcerias firmadas com diversos municípios, como Bebedouro e Monte Azul Paulista.
Além das apresentações, a Fundação trouxe à tona novas possibilidades de projetos em andamento, discutindo também a proposta de convênio entre a Prefeitura de Barretos e a Fundação Copercitrus. O principal foco da reunião foi o projeto “Mãos pelas Águas – Barretos”, que visa a recuperação e preservação da Microbacia Hidrográfica do Córrego Pitangueiras. Este projeto será inicialmente implementado como um piloto, com a possibilidade de expansão para outras áreas do município.
A equipe técnica da Secretaria Municipal de Agricultura também esteve presente, composta pelo biólogo Rafael Damián, pela Engenheira Agrônoma Marcela Midori e pela chefe de gabinete Gabriela Pereira.
Este encontro reafirma o compromisso de Barretos com o desenvolvimento sustentável e com a busca por parcerias que promovam a preservação ambiental e o bem-estar da comunidade.