
Defesa Civil de SP emite alerta para fortes chuvas na região
24 de abril de 2025A cidade de Colina recebeu nos dias 4 e 5 de abril, o curso “Processamento de Alimentos – Peixe”, na Chácara Farol, realizado através do Sindicato Rural do Vale do Rio Grande, através do SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e FAESP (Federação da Agricultura do Estado de São Paulo). O curso foi realizado em parceria com a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente da Prefeitura de Colina.
A capacitação prática teve como foco a transformação do pescado em produtos com valor agregado, como linguiça de peixe, hambúrguer, filé e moqueca, proporcionando aos participantes conhecimentos técnicos e novas possibilidades de geração de renda.
A ação integra os esforços do município para fomentar o empreendedorismo rural, fortalecer a agricultura familiar e estimular o aproveitamento integral de recursos locais, especialmente no segmento agrícola.
O curso foi ministrado por Alexandre Pereira, instrutor do SENAR, em um ambiente preparado para receber os participantes com segurança, qualidade e orientação técnica.
O Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Henrique Campase, destacou a importância da iniciativa: “Capacitar os produtores locais é um passo essencial para o desenvolvimento sustentável do nosso município. Esse curso mostra como é possível transformar a produção de peixe em oportunidade de negócio, agregando valor e conhecimento técnico”.
O Prefeito Municipal, Valdemir Antônio Moralles (MI), também comentou sobre o impacto da formação: “Acreditamos que investir em capacitação é investir nas pessoas. Nosso compromisso é abrir portas para que a população possa crescer com dignidade, conhecimento e mais oportunidades de renda”.
A realização do curso reforça o papel das parcerias institucionais no desenvolvimento de Colina e fortalece a vocação do município para o trabalho no campo com inovação e profissionalismo.
