Estudo aponta alternativa para redução de 8% de dióxido de carbono com substituição do uso do concreto
16 de maio de 2024Destaque: Agro paulista registra superávit no primeiro quadrimestre de 2024
20 de maio de 2024Período de inscrição foi finalizado no mês de abril
O diretor regional da CATI, Rolando Salomão, informou que o CODEVAR (Consórcio de Desenvolvimento do Vale do Rio Grande) está inscrito em processo seletivo do Projeto ConSIM 3 que teve edital aberto e inscrições finalizadas no mês de abril. Trata-se de um projeto do Governo Federal, desenvolvido desde 2020 pelo Ministério da Agricultura que tem o objetivo de ampliação de mercado para os produtos de origem animal. De acordo com Rolando, com a aprovação do projeto, os municípios do CODEVAR poderão comercializar no país todo. “Nossa ação é de divulgar e estimular a participação dos consórcios municipais, no caso o CODEVAR está inscrito e participando do processo seletivo junto com outros consórcios do país”, explicou Rolando.
Segundo o Ministério da Agricultura e Pecuária, este processo seletivo terá dois ciclos de oportunidades para a participação dos consórcios públicos municipais, os que atualmente cadastrados no Sistema e-Sisbi e que ainda não obtiveram a integração ao Sisbi-POA. “No projeto os municípios organizados em consórcios públicos e as agroindústrias recebem orientações técnicas por meio de oficinas e capacitações sobre o que devem fazer para aderir ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal”, afirmou Amélia Cristina Teixeira, Auditora Fiscal Federal Agropecuária do MAPA.
De acordo com o projeto, os aprovados terão uma maior oferta de produtos de origem animal (carnes, leite, pescados, ovos, mel e derivados) com regularidade sanitária, ou seja, mais alimentos seguro para a população brasileira; desenvolvimento das agroindústrias familiares, de pequeno e médio porte, com valorização de seus produtos; aumento de renda aos produtores; maior oferta de empregos; e desenvolvimento regional.