Produção de açúcar e etanol anidro batem recordes na safra de cana, aponta a FAESP
23 de abril de 2024Produtores com faturamento anual de até R$ 1 mi terão mais prazo para adesão à NF-E
26 de abril de 2024Período de baixa umidade do ar e forte calor contribuem para os incêndios
A diretoria do Sindicato Rural do Vale do Rio Grande voltou a alertar os produtores rurais da base territorial que abrange as cidades de Barretos, Colina, Colômbia e Jaborandi para o período de seca. No mês de março, o presidente Enio Melo Rodrigues, enviou ofício aos produtores rurais alertando sobre o tema, mas após o registro de boas chuvas no último mês, a diretoria volta a reforçar a orientação para os proprietários rurais, sobre a questão de falta de chuvas e baixa umidade do ar, que podem provocar incêndios nas propriedades rurais.
De acordo com o presidente Enio Melo Rodrigues, este período do ano, que todos os produtores necessitam tomar algumas providências para evitar grandes prejuízos ao meio ambiente e as propriedades rurais. “Precisamos manter os carreadores das lavouras limpos de mato para que os incêndios não propaguem para outros locais, como as áreas de preservação permanente e outras áreas de reservas florestais das propriedades”, orientou o presidente do Sirvarig.
O dirigente do Sindicato, orientou ainda que é preciso manter limpos os aceiros das propriedades rurais que fazem divisa com estradas, com o uso de roçadeiras ou grades para que o fogo seja controlado em caso de algum sinistro. “As boas práticas agrícolas podem evitar incêndios, multas e danos aos passivos ambientais”, finalizou o presidente.
Em caso de incêndio, a orientação é para que o produtor não tente apagar o fogo e comunique imediatamente o Corpo de Bombeiros através do telefone 193.
No alerta, o Sirvarig lembra ainda que o fogo, a fumaça e os gases liberados contribuem para o aumento dos níveis de poluição hídrica e do ar, danos à vegetação e ao solo, além de alteração do clima, problemas respiratórios na população e possíveis apagões com interrupção no fornecimento de energia.
Saiba algumas medidas preventivas contra o fogo:
Não jogar bituca de cigarro ou fósforos na beira da estrada;
Não acender fogueira próximo à vegetação, principalmente em época de seca;
Não queimar capim seco perto de estradas e vias vicinais;
Não queimar lixo ou outros resíduos;
Não armazenar material inflamável inadequadamente;
Utilizar colheita mecanizada sempre que possível, porém com atenção para evitar acidentes com as torres e estatais.